São Paulo - Com o aumento das restrições pra financiamento de imóveis, a pesquisa por aluguéis no Brasil aumentou 32%, de acordo com pesquisa praticada pelo portal imobiliário VivaReal, que recebe mais de dez milhões de visitas por mês. Este avanço foi verificado entre os meses de maio - quando foram divulgados os novos limites para financiamentos de imóveis usados na Caixa - e setembro nesse ano.
O acrescentamento na procura por aluguel foi ainda maior em Santa Catarina, onde a procura cresceu 60% de maio a setembro. As cidades de Florianópolis e Joinville foram as principais responsáveis pelo consequência e registraram elevações de 72% e 73%, respectivamente, na procura por aluguel. Inclusive até quando o centro seja uma das regiões mais procuradas de Florianópolis, os bairros Jurerê, Lagoa, Ponta das Canas registraram o superior aumento na demanda por aluguel.
Fora da região das praias, Saco dos Limões, um bairro habitual de Florianópolis também teve um grande aumento na procura por locação. São leia a informação completa aqui assim como apresentou uma elevação na procura por aluguel superior à média nacional: no estado, a busca por aluguel subiu 35% de maio a setembro. Só pela capital, o acrescentamento foi de mais de 25%, sendo as zonas leste e norte as regiões que tiveram os maiores aumentos.
A localidade central da cidade, não obstante, é a que registra a superior procura por aluguel. Ao constatar os dados nacionais, as regiões Sul e Sudeste do estado registraram a maior elevação na procura por aluguel entre maio e setembro, de 44% e 32%, respectivamente. No Nordeste, o acrescento foi de 30,5% e pela região Centro-Oeste, de 30,7%. Já a localidade Norte não apresentou modificações na procura por aluguéis.
clique neste site , vice-presidente executivo do VivaReal reitera que, com as modificações constantes nas regras de financiamento, o brasileiro vê no aluguel uma solução de moradia a curto período sempre que tenta compreender o assunto do mercado imobiliário. “Ao assinar um contrato de dois anos e meio ele podes ver melhor o mercado até se constatar seguro pra compra”, comenta.
O SFH engloba financiamentos de até 750 1000 reais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal, e de até 650 mil reais nos outros estados. Os além da medida financiamentos são feitos dentro do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). A Caixa também já havia reduzido de 90% para 80% o limite do financiamento pra imóveis em geral e anunciado duas rodadas de elevações nas taxas de juros dos financiamentos, em janeiro e abril.